© 2019 Instituto Nacional de Empreendedorismo e Inovação – I.N.E.I 

Desenvolvimento e implementação de Centros de Inovação

Organizações inovadoras gerenciam seus projetos por meio de um modelo altamente colaborativo que envolve clientes, fornecedores, distribuidores, parceiros, e até empresas concorrentes, no desenvolvimento de novas soluções para o mercado, por meio da criação de áreas ou unidades de  Inovação, que adotam modelos de inovação aberta.  Estas  podem assumir diferentes modelos: desde Comitês/ Conselhos de Inovação, uma estrutura única local à Parques Tecnológicos em Polos Regionais ou Locais.

Centros de Inovação são núcleos  de competências e estruturas de apoio necessárias para o desenvolvimento e comercialização de inovações em produtos e serviços, com grande potencial de crescimento no mercado.

Centros de Inovação são catalisadores de desenvolvimento especifico. À sua volta forma-se um Hub (centro de conexões) onde empresas de áreas e especialidades afins se posicionam no mercado com o intuito de fornecer uma gama de serviços e produtos inovadores. 

 

Centros de Inovação levam em consideração em seu momento inicial uma pesquisa para avaliar e, posteriormente, validar seu conceito e proposta estratégica.   Isso irá auxiliar no Planejamento Estratégico e o posicionamento do Centro de Inovação, e a priorização de ações por meio do desenvolvimento de um Roadmap de Inovação.

O INEI oferece diversos serviços de apoio para o planejamento, estruturação e implementação de um centro de Inovação ou Comitê de Inovação para sua organização, com um modelo de governança e plano de ação alinhado ao posicionamento estratégico de seu empreendimento.

 

 


Contratado pela prefeitura de Maringá, o INEI desenvolveu o Plano de Negócios do Centro de Inovação de Maringá em colaboração com o Sebrae,  a Universidade Estadual de Maringá e a empresa Economic Growth Management do Reino Unido.

Conheça alguns de nossos casos de sucesso na administração pública e privada

Contratado por uma empresa de energia elétrica no Rio de Janeiro, o INEI elaborou o plano de negócios para transformar a área de P, D & I em uma área de inovação corporativa.    Após a aplicação do Q.D.I. - Questionário Diagnóstico de Inovação, analisamos as quatro dimensões para a gestão estratégica da inovação (inovação organizacional, cooperativa, tecnológica e competitiva, e desenvolveu as principais ações a serem implementadas no curto, médio e longo prazo para que a organização possa se posicionar competitivamente no setor de energia nos próximos 5 anos.

Obs.: O nome da organizacão não pode ser divulgado por questões de confidencialidade.

Entre em contato conosco para obter mais informações: contato@inei.org.br