top of page
Site-Inei-Inovação_edited.png

Desenvolvimento e implementação de Ambientes de Inovação

Organizações inovadoras gerenciam seus projetos por meio de um modelo altamente colaborativo que envolve clientes, fornecedores, distribuidores, parceiros, e até empresas concorrentes, no desenvolvimento de novas soluções para o mercado, por meio da criação de áreas ou unidades de Inovação, que adotam modelos de inovação aberta.  Estes ambientes de inovação  podem assumir diferentes modelos: desde Comitês e Conselhos de Inovação, Centro de Inovação à Parques Tecnológicos e Polos Regionais.

​

Centros de Inovação são núcleos  de competências e estruturas de apoio necessárias para o desenvolvimento e comercialização de inovações em produtos e serviços, com grande potencial de crescimento no mercado.   À sua volta forma-se um Hub (centro de conexões) onde empresas de áreas e especialidades afins se posicionam no mercado com o intuito de fornecer uma gama de serviços e produtos inovadores. 

​

 

 

 

 

 

 

Com uma metodologia específica, o INEI trabalha no desenvolvimento de ambientes de inovação em centros universitários, universidades corporativas, organizações públicas e privadas, aceleradoras e incubadoras.  

 

Dentro destes ambientes de inovação, alunos de instituições de ensino poderão desenvolver suas soluções inovadoras como parte complementar à sua formação acadêmica.    Empreendedores internos e externos e colaboradores da organização encontrarão o espaço para desenvolver, prototipar, testar e validar suas soluções inovadoras internamente ou junto à organizações parceiras da rede INEI.

 

Avalie o nível de maturidade de seu Ambiente de Inovação

​

O INEI pode avaliar o Nível de Maturidade do ambiente de inovação em sua organização.   Iremos realizar um diagnóstico com base nas principais boas práticas de governança corporativa para ambientes de inovação, a ISO 56002 - Padrão Internacional para Sistemas de Gestão da Inovação publicada em julho de 2019, e os 8 principais indicadores que fomentam ambientes inovadores.  

 

Com base neste diagnóstico do nível de e maturidade, cuja escala varia de 0 a 5, iremos desenhar um programa customizado para o desenvolvimento do ambiente interno de inovação em sua organização.  Iremos elaborar  um Plano de desenvolvimento para o centro de inovação de sua organização, contemplando os ecossistemas interno e externo.

​

O INEI oferece diversos serviços de apoio para o planejamento, estruturação e implementação de um centro de Inovação ou Comitê de Inovação para sua organização, com um modelo de governança e plano de ação alinhado ao posicionamento estratégico de seu empreendimento.

​​

Desenvolva o ambiente de inovação em sua organização

Conheça alguns de nossos casos de sucesso na administração pública e privada.

Screenshot 2019-09-04 09.59.26.png

Contratado pela prefeitura de Maringá, o INEI desenvolveu o Plano de Negócios do Centro de Inovação de Maringá em colaboração com o Sebrae,  a Universidade Estadual de Maringá e a empresa Economic Growth Management do Reino Unido.

iStock-862609338.jpg

Obs.: O nome da organizacão não pode ser divulgado por questões de confidencialidade.

Contratado por uma empresa de energia elétrica no Rio de Janeiro, o INEI elaborou o plano de negócios para transformar a área de P, D & I em uma área de inovação corporativa.    Após a aplicação do Q.D.I. - Questionário Diagnóstico de Inovação, analisamos as quatro dimensões para a gestão estratégica da inovação (inovação organizacional, cooperativa, tecnológica e competitiva, e desenvolveu as principais ações a serem implementadas no curto, médio e longo prazo para que a organização possa se posicionar competitivamente no setor de energia nos próximos 5 anos.

Entre em contato conosco para obter mais informações: contato@inei.org.br

bottom of page