top of page

Gestão de projetos Inovadores

Site-Inei-Inovação_edited.png

Apresentação:

Empresas inovadoras gerenciam seus projetos por meio de um modelo altamente colaborativo que envolve  clientes, fornecedores, distribuidores, parceiros, e até empresas concorrentes, no desenvolvimento de novas soluções para o mercado. Isto requer que os gestores de projetos e suas equipes desenvolvam uma série de competências organizacionais, técnicas e pessoais diferenciadas daquelas tradicionalmente exigidas de profissionais envolvidos em gestão de projetos.

​

Profissionais que gerenciam ou que participam de equipes de desenvolvimento de projetos inovadores necessitam identificar, alocar, integrar e gerenciar recursos que podem vir de qualquer colaborador interno ou externo participante da rede de valor da empresa.  Deverão conhecer as metodologias ágeis para desenvolvimento de projetos inovadores, técnicas e práticas que possibilitem focar todo o ciclo de vida de um projeto - Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento. É fundamental, ainda, contemplar as áreas de conhecimento de Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, RH, Comunicação, Riscos e Contratações, segundo as melhores práticas preconizadas pelo PMI – Project Management Institute e Gestão da Inovação.

 

Objetivo:  desenvolver as competências organizacionais, técnicas e profissionais para desenvolver e implementar projetos inovadores.

 

Conteúdo Programático:

  • Identificar os recursos necessários ao desenvolvimento do projeto inovador na rede de valor da empresa.

  • Adotar  as metodologias ágeis ao desenvolvimento de projetos inovadores.

  • Desenvolver as habilidades de negociar projetos em redes virtuais e estabelecer acordos colaborativos necessários.

  • Estruturar os ambientes e plataformas colaborativas para a integração dos recursos necessários ao projeto inovador.

  • Atingir os resultados esperados dentro de prazos e orçamentos realistas.

  • Formar equipes adequadas para o projeto, adotando os estilos de liderança e gestão dos conflitos mais adequados para o desenvolvimento  de projetos inovadores.

  • Diminuir as ameaças e maximizar as oportunidades.

  • Acompanhar o desempenho de um projeto, conseguindo identificar variações e propor ações preventivas e corretivas.

  • Estabelecer as ações para reter o conhecimento gerado no projeto, identificar  boas práticas, registrar as lições aprendidas e difundi-las de forma que possam alavancar a capacidade de aprendizagem organizacional e a criação de novas soluções para o mercado.

 

Duração: 24 horas

​

Observação: Este curso poderá ser formatado para uma carga horária de 16 ou 24 horas de acordo com a demanda da empresa-cliente.

​

​

Entre em contato conosco para obter mais informações: contato@inei.org.br

​

​

bottom of page