Gestão de projetos Inovadores

Apresentação:
Empresas inovadoras gerenciam seus projetos por meio de um modelo altamente colaborativo que envolve clientes, fornecedores, distribuidores, parceiros, e até empresas concorrentes, no desenvolvimento de novas soluções para o mercado. Isto requer que os gestores de projetos e suas equipes desenvolvam uma série de competências organizacionais, técnicas e pessoais diferenciadas daquelas tradicionalmente exigidas de profissionais envolvidos em gestão de projetos.
Profissionais que gerenciam ou que participam de equipes de desenvolvimento de projetos inovadores necessitam identificar, alocar, integrar e gerenciar recursos que podem vir de qualquer colaborador interno ou externo participante da rede de valor da empresa. Deverão conhecer as metodologias ágeis para desenvolvimento de projetos inovadores, técnicas e práticas que possibilitem focar todo o ciclo de vida de um projeto - Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento. É fundamental, ainda, contemplar as áreas de conhecimento de Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, RH, Comunicação, Riscos e Contratações, segundo as melhores práticas preconizadas pelo PMI – Project Management Institute e Gestão da Inovação.
Objetivo: desenvolver as competências organizacionais, técnicas e profissionais para desenvolver e implementar projetos inovadores.
Conteúdo Programático:
-
Identificar os recursos necessários ao desenvolvimento do projeto inovador na rede de valor da empresa.
-
Adotar as metodologias ágeis ao desenvolvimento de projetos inovadores.
-
Desenvolver as habilidades de negociar projetos em redes virtuais e estabelecer acordos colaborativos necessários.
-
Estruturar os ambientes e plataformas colaborativas para a integração dos recursos necessários ao projeto inovador.
-
Atingir os resultados esperados dentro de prazos e orçamentos realistas.
-
Formar equipes adequadas para o projeto, adotando os estilos de liderança e gestão dos conflitos mais adequados para o desenvolvimento de projetos inovadores.
-
Diminuir as ameaças e maximizar as oportunidades.
-
Acompanhar o desempenho de um projeto, conseguindo identificar variações e propor ações preventivas e corretivas.
-
Estabelecer as ações para reter o conhecimento gerado no projeto, identificar boas práticas, registrar as lições aprendidas e difundi-las de forma que possam alavancar a capacidade de aprendizagem organizacional e a criação de novas soluções para o mercado.
Duração: 24 horas
Observação: Este curso poderá ser formatado para uma carga horária de 16 ou 24 horas de acordo com a demanda da empresa-cliente.
Entre em contato conosco para obter mais informações: contato@inei.org.br