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Gestão da Inovação nas Organizações

Apresentação: 

Desde 1970, o tema da inovação tem atraído o interesse de pesquisadores, acadêmicos e empresários. Na última década, a inovação passou a ser reconhecida como um fator essencial para a competitividade das organizações e foi incluída em suas agendas estratégicas.

Vários estudos mostram uma forte correlação entre a inovação, capacidade empreendedora e o desenvolvimento econômico, produtividade e desempenho organizacional. Assim, torna-se imperativo que as organizações no século XXI, estejam preparadas para renovar seus produtos, serviços e processos, competências e desenhos organizacionais de forma contínua, a fim de garantir sua adaptabilidade e conseqüente sobrevivência no mercado por meio do desenvolvimento de uma competência–chave: o empreendedorismo corporativo inovador.

Apesar da inovação indicar um caminho seguro para obter vantagem competitiva sustentável e defender posições estratégicas no mercado, o seu sucesso não é garantido, necessitando que os gestores conheçam e compreendam a dinâmica dos processos da gestão da inovação dentro de suas organizações e realidades específicas.

Objetivos: este programa objetiva habilitar gestores a desenvolver uma compreensão sistêmica e dinâmica dos processos que sustentam a inovação na empresa e desenvolver soluções estratégicas inovadoras em sua área de atuação específica.

Conteúdo Programático:

  • O Valor da Inovação: Inovação, Produtividade e Competitividade.

  • Conhecimento, Empreendedorismo e Inovação.

  • Gestão de Mudanças e Sistemas de Inovação: identificando e avaliando oportunidades para a Inovação.

  • Tipos e grau de inovação: produtos, serviços, modelos de gestão, modelos de comercialização, centrada no consumidor, inovação radical, disruptiva e incremental; das melhorias incrementais às inovações estratégicas.

  • Ecossistema da Inovação: mapeando a rede de valor para a Inovação na empresa.

  • Capital Intelectual e a Criação de Valor para a Inovação: gerindo o capital humano, estrutural, de relacionamentos e   ambiental.

  • Novos modelos de negócios e acordos colaborativos: Co-opetição, co-inovação, co-criação de valor, redes de inovação.

  • Modelos de Gestão dos Processos Inovadores - O modelo de gestão da inovação de geração mais avançada e Inovação Aberta.

  • Os Processos da Inovação: do desenvolvimento da idéia à comercialização.

  • O Perfil da Empresa Inovadora e o Profissional Inovador.

  • Fatores Críticos para os Processos de Inovação.

  • Avaliando o Potencial de Inovação Organizacional – Diagnóstico de Inovação Organizacional.

  • Estratégias de Inovação – Oceano Azul e Inovações disruptivas.

  • Desenvolvendo um Projeto Inovador


Duração: 24h.

Observação: Este curso poderá ser formatado para uma carga horária de 16 ou 24 horas de acordo com a demanda da empresa-cliente.

                                                                                                       

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