top of page
Site-Inei-Inovação_edited.png

Participe de nossas palestras

 Ciclo de Palestras em Gestão da Inovação

​

O INEI oferece o Ciclo de Palestras em Inovação que tem como objetivo desenvolver uma visão estratégica da inovação, compreender a dinâmica dos processos da gestão da inovação dentro das organizações e sua realidade mercadológica, e debater as principais estratégias e práticas de gestão organizacional com foco em inovação. 

Nesta palestra apresentamos uma metodologia para construção de projetos inovadores a partir do uso da Estratégia do Oceano Azul e do desenvolvimento de inovações de ruptura.

Construção de Estratégias Inovadoras

Gestão do Capital Intelectual e Inovação

Esta palestra contempla questões essenciais ao processo de inovação organizacional e ações práticas que a empresa pode adotar para gerir seu capital intelectual visando o desenvolvimento de inovações e a consequente obtenção de vantagens competitivas sustentáveis.

Design como Estratégia de inovação 

Esta palestra apresenta uma nova visão do design, voltada para a inovação centrada no usuário, incluíndo estratégias, métodos e processos de desenvolvimentos iterativo, com base em metodologias ágeis, design sprint e design thinking. 

A utilização das informações sobre custos da organização é fundamental para apoiar a gestão da empresa na tomada de decisão relativo às margens  a serem praticadas de forma a preservar a competitividade no cenário global.  Esta palestra apresenta as técnicas inovadoras de custeio que irão garantir o desenvolvimento sustentável de novos negócios. 

Estratégias Inovadoras de Custo no Processo Decisório da Organização 

Gestão de Pessoas em Ambientes de Inovação 

O desafio das organizações de alta tecnologia é a manutenção de uma equipe de trabalho que mantenha o desempenho adequado em um cenário de mudanças constantes.  Como gerir as pessoas para gerar inovação? Como reter e reconhecer pessoas com perfil inovador?  Esta palestra visa contribuir com uma reflexão  sobre práticas inovadoras de gestão de pessoas que sirvam para criar e gerir um  ambiente de inovação.  

Existe uma necessidade para que os gestores desenvolvam uma visão dos processos da inovação, através de ligações de mercado por meio de uma abordagem que seja ao mesmo tempo simples, rigorosa e útil.   Esta palestra contribui para que os gestores desenvolvam um entendimento sistêmico dos processos da inovação visando a sustentabilidade em seus negócios, aliando a obtenção de lucros com sustentabilidade social e ambiental. 

Como Assegurar a Sustentabilidade por meio da Inovação 

Ministrada pelo especialista em Propriedade Industrial e Intelectual, Fernando Braune esta palestra aborda os aspectos técnicos de patenteabilidade, incluindo os direitos e deveres de um detentor de patentes, a relação entre inovação e patentes, além de diversas estratégias possíveis de serem utilizadas ao se proteger os produtos inovadores via patentes.

A Patente como Estratégia de Mercado 

Novos Modelos de Negócios em um Mundo Conectado

Nesta palestra, apresentamos  um método para explorar as possibilidades de criação de valor,  abertas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS), Inteligência Artificial, Internet das Coisas  e Big Data,  e discute o impacto da próxima geração de inovações radicias baseadas em tecnologia 5G. 

Esta palestra aborda o tema de como desenvolver o pensar criativo em nossas equipes e lideranças  combinando  visão, estratégias, processos e tecnologias. Trata de como fomentar a criatividade com disciplina e aborda importância do papel do pensamento criativo como uma das bases do processo da Inovação.  Apresentamos práticas para criar um ambiente criativo e desenvolver a criatividade disciplinada para a solução criativa de problemas. 

Inovação = Criatividade + Disciplina

Como Assegurar a Sustentabilidade por meio da Inovação?

Inteligência Competitiva, Inovação & Geração de Negócios

Esta palestra tem como objetivo enfatizar a relevância e o papel da Inteligência Competitiva nas organizações, contextualizando na Era do Conhecimento & da Inovação. Como tornar as informações disponíveis no mercado estratégicas para apoiar estratégias de inovação? Serão apresentados cases de diferentes mercados, de forma a tangibilizar o valor da informação analisada e seu potencial de conversão em novos negócios.

Decolando para o futuro.

Decolando para o Futuro é um palestra ministrada pelo empresário e professor Glauco Cavalcanti, que motiva o espectador a voar mais  alto e longe. É um convite ao empreendedorismo, a vontade de vencer e superar os obstáculos impostos pela vida. Voar significa desapego, sair do porto seguro e se lançar no desconhecido. O hangar pode ser um lugar seguro, mas não foi para isso que os aviões foram construídos. Fomos construídos para ousar, assumir riscos e voar.  Voar alto e voar longe. 

Esta palestra mostra que a inovação não vem apenas de boas idéias ou estratégias, mas sim de um processo que leva a uma nova maneira de ser, pensar, sentir-se e agir, como pessoa e como profissional.  Abordaremos como a transformação de valores, o autoconhecimento e a produtividade se relacionam, tornando-se uma ferramenta poderosa para a construção de um profissional inovador e empreendedor .

Transformando valores humanos em ações inovadoras. 

Esta palestra aborda as orientações e práticas de gestão com base na ISO 56002 - Gestão estratégica da inovação.   Esta norma apresenta 8 indicadores e 10 elementos de gestão e visa assegurar que a inovação dentro das organizações ocorra de forma estratégica, constante, colaborativa e fluída. Ela veio para padronizar conceitos, processos e ferramentas, ajudando empresas a se adequarem, sobretudo, às novas tendências tecnológicas e comportamentais do mercado, como a revolução industrial 4.0.    Publicada em julho de 2019, a norma é a compilação de mais de 10 anos de estudos da ISO, onde 163 países contribuíram com as melhores práticas em inovação.

ISO 56002 - Gestão Estratégica da Inovação Organizacional

​

​

 

Gostaria de abordar algum outro tema?

 

Podemos elaborar palestras ou ciclo de palestras de acordo com o objetivo estratégico e interesses de sua organização e equipe.  Conte conosco!

 

​

​

​

Nossas palestras são ministradas in-company.   

Podemos desenvolver Ciclos de Palestras customizados para os objetivos

de sua organização e o perfil de seus colaboradores.

 

Entre em contato conosco para obter mais informações: contato@inei.org.br

bottom of page