Inovação sem fronteiras!
Pensamento Estratégico e Inovação como Diferencial competitivo
A inovação tornou-se um meio de assegurar vantagem competitiva e uma abordagem profícua no sentido de defender posições estratégicas. Assim sendo, as organizações no século XXI devem estar preparadas para renovar seus produtos, serviços e processos, competências e desenhos organizacionais de forma contínua, dentro de um modelo de pensamento estratégico no qual as decisões estratégicas organizacionais garantam a sustentabilidade de seu negócio e vantagem competitiva por meio da inovação.
Objetivo: habilitar os gestores a desenvolver soluções estratégicas inovadoras.
Conteúdo Programático:
-
A evolução do pensamento estratégico no Brasil.
-
O perfil do executivo brasileiro relacionado ao pensamento estratégico.
-
A importância do pensamento estratégico no ambiente de negócios.
-
A dinâmica de construção da gestão estratégica nas organizações.
-
A estratégia do Oceano Azul.
-
Estudo de casos e dinâmicas com o grupo.
Resultado Esperado: o desenvolvimento da percepção da contribuição do pensamento estratégico nos resultados empresariais.
Duração: 16 horas.
Entre em contato conosco para obter mais informações: contato@inei.org.br
Inteligência Competitiva & Inovação: Oportunidades em Novos Negócios
Apresentação:
No mundo dos negócios, os tomadores de decisão são confrontados diariamente com muitos dados e informações, sem, no entanto, um direcionamento para a tomada de decisão. O grande desafio para as organizações em geral, independentemente de tamanho, localização, atividade e atuação, é identificar, gerenciar e utilizar a informação certa no momento oportuno.
O serviço de inteligência competitiva permite aos gestores conhecerem as potencialidades e fraquezas de seu negócio, preparando-se para oportunidades e ameaças, através da gestão estratégica de seus recursos humanos, tecnológicos e financeiros. Informação gera novos negócios? Inovar e conquistar novos mercados são a solução para minha empresa? Como o conhecimento circula e é retroalimentado na organização? Como mapear informações e transformá-las em novos negócios em minha organização? Como a Inteligência Competitiva pode apoiar os processos decisórios estratégicos em meu negócio?
Objetivo:
Orientar o processo de criação de uma área de Inteligência Competitiva, que visa potencializar oportunidades de negócio, subsidiar a tomada de decisão estratégica e aumentar a competitividade empresarial.
Abordagem:
-
A importância de uma equipe focada em ideal comum para que a organização possa inovar, aumentando sua sustentabilidade e competitividade;
-
Análises de caso que tangibilizam a proposta de valor de um serviço de informação especializada;
-
Estudo do macro - processo de Inteligência Competitiva e a importância da articulação de negócios em paralelo. Como definir uma estrutura de monitoramento? O que é uma análise de informação?
-
Principais ferramentas utilizadas no processo de Inteligência Competitiva;
-
Discussão sobre o perfil empreendedor e com foco em inovação do profissional de Inteligência.
Duração: 24 horas.
Observação: Este curso pode ser customizado de acordo com o cliente e sua necessidade.
Entre em contato conosco para obter mais informações: contato@inei.org.br