top of page

Design de Inovação Centrado no Usuário

Site-Inei-Inovação_edited.png

Apresentação:

Inovação tornou-se a palavra da vez. A competição global tem mostrado às empresas que não basta mais oferecer superioridade tecnológica ou excelência em desempenho como vantagem de mercado. Os seus competidores são também organizações de alto desempenho, com tecnologia comparável. Crescentemente, as organizações têm tentado criar produtos inovadores, capazes tanto de distingui-los dos demais e resultar em retorno positivo de investimento. O desafio, no entanto, não é fácil. Nos Estados Unidos, por exemplo, apenas 4% dos novos produtos lançados são bem sucedidos no mercado (Kelley, 2007).

 

É preciso entender, portanto, que inovar não é simplesmente fazer coisas diferentes ou fazer diferentes coisas. A verdadeira inovação se dá através das iniciativas que podem adicionar valor à vida de pessoas reais, através de modelos viáveis  de negócio e estratégias sustentáveis de design. Neste sentido, o design de inovação centrado no usuário assume uma importância central neste processo, oferecendo as estratégias e métodos gerativos e evaluativos que permitem combinar a compreensão profunda de usuários, contextos e intenções, com um processo de desenvolvimento iterativo focado em identificar soluções centradas nas necessidades do mundo em que vivemos.

 

Objetivo: desenvolver as competências básicas para desenvolver e implementar projetos inovadores de design centrado no usuário.

​

Conteúdo Programático:

  • O que é inovação e qual é o papel estratégico do design centrado no usuário.

  • Métodos do design para o diagnóstico da situação, identificação de problemas e oportunidades para a inovação centrada no usuário, e construção de cenários.

  • Métodos do design para estudo do usuário em contexto, análise e síntese de observações, incluíndo a identificação de critérios para geração de soluções.

  • Métodos do design para a geração colaborativa de soluções inovadoras, criação iterativa de protótipos e apresentação de resultados.

  • Estudos de caso.

​

Duração: 24 horas

​

Observação: Este curso poderá ser formatado para uma carga horária maior ou menor, de acordo com a demanda da empresa-cliente.

​

                                                                                                       

Entre em contato conosco para obter mais informações: contato@inei.org.br

​

​

bottom of page