
Inovação sem fronteiras!

Pensamento Estratégico e Inovação como Diferencial competitivo
A inovação tornou-se um meio de assegurar vantagem competitiva e uma abordagem profícua no sentido de defender posições estratégicas. Assim sendo, as organizações no século XXI devem estar preparadas para renovar seus produtos, serviços e processos, competências e desenhos organizacionais de forma contínua, dentro de um modelo de pensamento estratégico no qual as decisões estratégicas organizacionais garantam a sustentabilidade de seu negócio e vantagem competitiva por meio da inovação.
Objetivo: habilitar os gestores a desenvolver soluções estratégicas inovadoras.
Conteúdo Programático:
-
A evolução do pensamento estratégico no Brasil.
-
O perfil do executivo brasileiro relacionado ao pensamento estratégico.
-
A importância do pensamento estratégico no ambiente de negócios.
-
A dinâmica de construção da gestão estratégica nas organizações.
-
A estratégia do Oceano Azul.
-
Estudo de casos e dinâmicas com o grupo.
Resultado Esperado: o desenvolvimento da percepção da contribuição do pensamento estratégico nos resultados empresariais.
Duração: 16 horas.
Entre em contato conosco para obter mais informações: contato@inei.org.br

Avalie o potencial de Inovação de sua organização.
O INEI conta com uma metodologia exclusiva para avaliar a capacidade de inovação de organizações de qualquer setor ou porte - o Q.D.I.® - Questionário Diagnóstico de Inovação.
Avaliação do Grau de Inovação Organizacional – Q.D.I. ®
Modelo de Avaliação do Grau de Inovação Organizacional® e o Questionário Diagnóstico de Inovação – Q.D.I. ®
O que é o Q.D.I.®?
O Questionário Diagnóstico de Inovação – Q.D.I. ® - é uma ferramenta diagnóstica que avalia de que forma organizações dos mais diversos setores promovem o desenvolvimento de sua capacidade inovadora através dos modelos e rotinas organizacionais adotadas na gestão de seus recursos intelectuais, financeiros, tecnológicos e humanos.
É um sistema flexível que pode ser adaptado a cada empresa, subsidiária, unidade de negócios ou departamento sob análise, considerando-se suas especificidades e características organizacionais, o seu ambiente interno e externo, e os mercados a que atende através de seus serviços e produtos. Este Modelo busca identificar os principais fatores facilitadores e restritivos à inovação dentro de suas realidades organizacionais e mercadológicas específicas, e analisar as relações de interdependência e inter-conectividade entre os fatores críticos para os processos de inovação nestas empresas.
O que o Q.D.I.® irá avaliar?
No Q.D.I.® são avaliados quatro macro dimensões da gestão estratégica da Inovação, a saber Inovação organizacional, inovação tecnológica, inovação cooperativa e inovação competitiva. 18 indicadores que promovem a inovação são analisados por meio de perguntas a respeito e de 80 modelos, sistemas e práticas adotadas pela organização.

Veja abaixo quais são as quatro macro dimensões da gestão estratégica da Inovação.


A partir da análise das 4 dimensões, desenvolvemos um Plano de Inovação Corporativo para tornar a inovação uma competência crítica de seu negócio.
Quer conhecer mais sobre o Q.D.I.®?
Veja como o Q.D.I.® vem sendo usado desde 2007. A metodologia de avaliação do potencial de inovação foi utilizado para estudos sobre a capacidade de inovar de organizações brasileiras em várias indústrias e setores, gerando trabalhos científicos nacionais e internacionais. Para saber mais sobre estes estudos, entre em contato conosco.
Gostaria de ter mais informações sobre os sistema? Acesse: www.qdi.net.br.
Ou entre em contato conosco contato@inei.org.br
Conheça os casos de uso do Q.D.I.®.
O Q.D.I.® foi aplicado em uma organização brasileira, com forte atuação em Pesquisa e Desenvolvimento em 2018.
Veja os resultados obtidos. O grau em que práticas inovadoras de gestão estavam sendo adotadas pela organização está representado pela área verde escura. A área verde clara representa o nível de importância que os gestores atribuíam à cada indicador como fator crítico para impulsionar a inovação na empresa.
Neste caso, somente 40% das práticas e sistemas que fomentam a inovação estavam sendo adotadas pela organização, apesar dos gestores atribuirem um nível de importância de mais de 80%.

Foram analisados quais modelos, sistemas e práticas de gestão adotadas pela organização atuam como fatores facilitadores e restritivos à inovação. Foram identificados quais indicadores têm alto impacto e efeitos críticos no curto, médio e longo prazos sobre a capacidade de inovar da empresa; quais modelos de gestão se constituem como pontos de atenção e quais constituem pontos fortes para que a organização alavanque a inovação de forma sistêmica. Veja os resultados no gráfico abaixo.

Com base nos resultados obtidos, a organização recebeu um relatório completo com um Plano de Ação orientado à Inovação, descrevendo ações a serem adotadas no curto, médio e longo prazo contemplando seu posicionamento estratégico no mercado.
Conheça mais casos de sucesso em https://qdi.net.br/page/casos-de-sucesso.
Faça um demo gratuito do Q.D.I.®.
Gostaria de testar o sistema? Acesse: https://qdi.net.br/qdi_core/demo/demo-do-q-d-i-28. Responda 13 perguntas sobre práticas de gestão inovadoras e veja como é sua avaliação relacionada à 6 dos 18 indicadores críticos para fomentar a inovação em sua organização. Você receberá o resultado gráfico como exemplificado abaixo.

Veja o depoimento de organizações que já aplicaram o Q.D.I.®.
