top of page
QDI.jpg

Avalie o potencial de Inovação de sua organização.

O INEI conta com uma metodologia exclusiva para avaliar a capacidade de inovação de organizações de qualquer setor ou porte - o Q.D.I.®  - Questionário Diagnóstico de Inovação.

Avaliação do Grau de Inovação Organizacional – Q.D.I. ®

 

Modelo de Avaliação do Grau de Inovação Organizacional® e o Questionário Diagnóstico de Inovação – Q.D.I. ®

O que é o Q.D.I.®?

 

O Questionário Diagnóstico de Inovação – Q.D.I. ® - é uma ferramenta diagnóstica que avalia de que forma organizações dos mais diversos setores promovem o desenvolvimento de sua capacidade inovadora  através dos modelos e rotinas organizacionais adotadas na gestão de seus recursos intelectuais, financeiros, tecnológicos e humanos.  

 

É um sistema flexível que pode ser adaptado a cada empresa, subsidiária, unidade de negócios ou departamento sob análise, considerando-se suas especificidades e características organizacionais, o seu ambiente interno e externo, e os mercados a que atende através de seus serviços e produtos.  Este Modelo busca identificar os principais fatores facilitadores e  restritivos  à inovação dentro de suas realidades organizacionais e mercadológicas específicas, e analisar as relações de interdependência e inter-conectividade entre os fatores críticos para os processos de inovação nestas  empresas.

​

​

​

O que o Q.D.I.® irá avaliar?

​

 

 

No Q.D.I.® são avaliados quatro macro dimensões da gestão estratégica da Inovação, a saber Inovação organizacional, inovação tecnológica, inovação cooperativa e inovação competitiva.   18 indicadores que promovem a inovação são analisados por meio de perguntas a respeito e de 80 modelos, sistemas e práticas  adotadas pela organização.

​

Picture1.png

Veja abaixo quais são as quatro macro dimensões da gestão estratégica da Inovação.   

4 dimensoes.jpg
4_dimensões_2.jpg

A partir da análise das 4 dimensões, desenvolvemos um Plano de Inovação Corporativo para tornar a inovação uma competência crítica de seu negócio. 

 

 

              Quer conhecer mais sobre o Q.D.I.®?

Veja como o Q.D.I.® vem sendo usado desde 2007.  A metodologia de avaliação do potencial de inovação foi utilizado para estudos sobre a capacidade de inovar de organizações brasileiras em várias indústrias e setores, gerando trabalhos científicos nacionais e internacionais.  Para saber mais sobre estes estudos, entre em contato conosco.

 

Gostaria de ter mais informações sobre os sistema?  Acesse: www.qdi.net.br.    

Ou entre em contato conosco contato@inei.org.br

​

​

​

 

Conheça os casos de uso do Q.D.I.®.

 

              O Q.D.I.® foi aplicado em uma organização brasileira, com forte atuação em Pesquisa e                      Desenvolvimento em 2018. 

​

Veja os resultados obtidos.  O grau em que práticas inovadoras de gestão estavam sendo adotadas pela organização está representado pela área verde escura.  A área verde clara representa o nível de importância que os gestores atribuíam à cada indicador como fator crítico para impulsionar a inovação na empresa.   

 

Neste caso, somente 40% das práticas e sistemas que fomentam a inovação estavam sendo adotadas pela organização, apesar dos gestores atribuirem um nível de importância de mais de 80%. 

Light.png

Foram analisados quais modelos, sistemas e práticas de gestão adotadas pela organização atuam como fatores facilitadores e restritivos à inovação.  Foram identificados quais indicadores têm alto impacto e efeitos críticos no curto, médio e longo prazos sobre a capacidade de inovar da empresa; quais modelos de gestão se constituem como pontos de atenção e quais constituem pontos fortes para que a organização alavanque a inovação de forma sistêmica.   Veja os resultados no gráfico abaixo.

Grafico light.png

Com base nos resultados obtidos, a organização recebeu um relatório completo com um Plano de Ação orientado à Inovação, descrevendo ações a serem adotadas no curto, médio e longo prazo contemplando seu posicionamento estratégico no mercado.

​

Conheça mais casos de sucesso em https://qdi.net.br/page/casos-de-sucesso

 

Faça um demo gratuito do Q.D.I.®.

 

Veja o depoimento de organizações que já aplicaram o Q.D.I.®.

depoimentos.png

 

 

Entre em contato conosco para mais informações:  contato@inei.org.br

bottom of page